Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pedagogia da Autonomia

Pedagogia da Autonomia
Autor: Paulo Freire
Editora: Paz e Terra
Ano:2009
Sinopse:
Paulo Freire, em sua Pedagogia do Oprimido, propõe um método abrangente, pelo qual a palavra ajuda o homem a tornar-se homem. Assim, a linguagem passa a ser cultura. Através da decodificação da palavra, o alfabetizando vai-se descobrindo como homem, sujeito de todo o processo histórico. O método de Paulo Freire não possui qualquer atitude paternalista em relação ao alfabeto. Alfabetizar é ensinar o uso da palavra. Pensar o mundo é julgá-lo, e o alfabrtizando ao começar a escrever não deve copiar palavras, mas expressar juízos.

Minhas Impressões

Em pedagogia da Autonomia, Paulo Freire aborda a educação de modo fantástico, nos fazendo perceber o modo mecanizado com que os professores lidam com seus alunos ao trazerem o que chamamos de tarefas prontas e mecanizadas, assim o professor se torna senhor do conhecimento. Ele vem com uma visão totalmente nova de educação onde a sala de aula é um lugar de aprendizado mutuo entre alunos e professores, ninguém é senhor absoluto do conhecimento, todos estamos em constante aprendizado. ha apenas saberes diferentes e formas diferentes de se aprender. A escola não é lugar de transmissão de conhecimento e sim um lugar de estimulo e construção continua da aprendizagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Text Widget