Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Dias Perfeitos - Raphael Montes

Livro: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Sinopse:
Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

Minhas Impressões

O livro trata da paixão compulsiva de Téo por Clarisse e das coisas que ele é capaz de fazer para que esse amor se torne realidade. O desenrolar da trama é surpreendente e prende o leitor a cada pagina, fazendo-o imaginar os acontecimentos futuros e se decepcionar com certas atitudes tomadas por ele, alem de torcer para que as coisas aconteçam.
A escrita, e de fácil compreensão, mesmo cheio de termos técnicos, o autor nos faz mergulhar nas mentes dos personagens enquanto a viagem acontece, e nos surpreende com atitudes e ações impensadas de todos os personagens (Ninguem é totalmente santo ou demonio no decorrer da historia), alguns se mostram relevantes outros extremamente importantes no decorrer dos acontecimentos.

SPOILER ALERT  

Chegou num determinado momento, enquanto eles ainda estavam isolados em meio a cabana que eu simplesmente parei de ler o livro e fiquei com aquela cena na cabeça e me perguntando, como uma pessoa pode fazer isso com alguém que se diz amar. TÉO, VOCÊ É UM MONSTRO - RAPHAEL MONTES EU TE ODEIO POR ISSO.
No final você espera literalmente que o Téo se ferre e mofe atras das grades mas isso nao acontece... o que me decepcionou um pouco, foi o fato de ela simplesmente esquecer de tudo e continuar com ele apesar de todas as sequelas que ela foi obrigada a conviver depois de tudo.

Se você assim como eu quer odiar Raphael Montes com todas as suas forças pelos requintes de crueldade ao incorporar o Téo eu recomendo a leitura deste inigualável romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Text Widget